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terça-feira, 16 de setembro de 2008

atualidades-comentários-madeira(educação no Brasil)

Já escrevi aqui mais de uma vez que nosso problema educacional não é basicamente o que é atacado pelo MEC,dominado pela visão da USP e de petistas recem chegados a esse universo.Não é de salarios de professores e de mais escolas,com prioridade.Estas,únicas frentes atacadas pelos governantes fazem parte,mas não são as de primeira linha.Volto a insistir que primeiro é a mudança curricular,com disciplinas novas,melhor ordenadas,destinadas a conseguir que o alunado desenvolva-se de forma a conseguir não só aprender a ler e a escrever,mas que principalmente consiga entender o que está ocorrendo aos seu redor,passando assim a ser integrado a sociedade cidadãmente e não apenas podendo ter um trabalho de pequeno rendimento e salario ínfimo.Graças,que na revista Veja,desta semana,nas páginas amarelas,ela que é odiada pelos esquerdistas,pelos socialistas da noite,das praias e pelos ongueiros,que vivem das verbas desviadas delas,através de artigo de Eric Hanushek,cientista americano(os vermelhos já torcerão o nariz),doutor em economia,autor de imensa pesquisa no campo educacional,fala algo que complementa minhas ideias acima explanadas.Diz o ilustre cientista,entre outras coisas importantes,que o mais importante na escola não é a quantidade de alunos,mas sim a qualidade da educação proporcionada.Não diz que não devem todas as crianças estarem na escola,diz sim que elas todas tem de ter uma educação de qualidade,o que não existe em nosso País,pois o nossos desgovernos se satisfazem em contar quantas crianças estão matriculadas e só.Isto está comprovado pois temos 97% das crianças matriculadas e somos,sistematicamente,dos últimos em todas as avaliações mundiais feitas...Continua afirmando o pesquisador:as crianças tem de atingir nas escolas uma alta capacidade de raciocinio e sintese para se tornarem produtivas:mas nossas escolas não as habilitam a tanto,pois faltam a nossos alunos habilidades cognitivas minimas.Da parte dos professores,além de salarios,falta a competencia de despertar nos alunos a curiosidade intelectual necessária ao desenvolvimento de cada um.Um dos motivos disto é a politica mequiana de misturar docencia com pesquisa,aliás em um contra-senso gritante e ilegal,pois a LDB é clara ao só prever pesquisa em universidades e o MEC nas avaliações das faculdades exigir percentual de mestres e doutores.Na maioria absoluta das vezes e tenho absoluta certeza pelo tempo de Direção Geral em faculdade integrada,os mestres,os pesquisadores não são bons docentes,até pelo viés de atuação ser totalmente diferente.Tive de substituir muito mestre e doutor por docente,pelo fracasso de ter um pesquisador passando mal conhecimentos.Bingo,como professor brasileiro e com cinquenta anos de atuação nessa área,passando por todas as áreas de ensino,insisto que a ordenação dada a nossa educação está atrasadíssima,é medieval e deve ser modificada a partir de novos currículos,objetivos,que façam o aluno desenvolver o cognitivo,adaptados as regiões do País,tempo integral,mais formação técnica e menos bacharelesca,com escolas multifuncionais,retirada dos sindicatos da vida escolar,provas mais práticas,apoio aos melhores,ou seja ao principio da meritocracia,pois na vida será sempre assim,seja em empresas,seja em times de futebol,enfim,algo que melhore nosso País como um todo e não sirva apenas para serem dados estatisticos usados pelos desgovernos de plantão.Madeira

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